É o primeiro cemitério para animais no Algarve e acaba de nascer em Lagos. Sejam cães, gatos, porquinhos-da-índia ou até periquitos, ali todos vão poder «descansar em paz».
O espaço, que foi inaugurado esta sexta-feira, 8 de Setembro, fica paredes-meias com o novo cemitério de Lagos. Cecília do Carmo, presidente da associação Cadela Carlota, é a mentora do cemitério para animais. «Nós debatemo-nos com a morte de animais todos os dias e pensamos: “o que vamos agora fazer com o corpo do animal?”. Em certos sítios enterrávamo-los, mas a maior parte trazíamos para o canil municipal», começou por contar.
Vai daí, Cecília teve uma ideia: candidatar o projeto para este cemitério ao Orçamento Participativo de Lagos de 2015. «Pensei logo – vou concorrer. No início, foi apenas uma esperança. Eu já tinha sentido necessidade de haver este espaço e até já tinha perguntado à Câmara», explicou.
E a verdade é que o projeto foi mesmo vencedor. Por agora, o cemitério já tem um módulo, de gavetas, com capacidade para 39 animais, que não podem exceder os 70 quilos e 1,15 metros de comprimento.